350g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento seco
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
150g de batata cozida, passada pela peneira
1 ovo
100ml de buttermilk*
50g de manteiga em temperatura ambiente

Recheio
5 azeitonas
3 tomates médios
3/4 de xícara de queijo do reino ralado grosso (usamos Tirolez)

Preparo
1. Em um bowl, misture a farinha e o fermento. Acrescente o açúcar e sal, a batata, o ovo e buttermilk e bata na batedeira em velocidade média baixa com o gancho (se tiver essa opção) por 8 minutos. Quando a massa estiver bem lisa, acrescente a manteiga e bata por mais 4 minutos. Coloque a massa em um saco plástico grande e amarre. Reserve essa massa para que cresça por 2 horas em um ambiente de aproximadamente 30˚C (o armário da cozinha é uma boa opção).

Recheio
2. Enquanto a massa leveda, prepare o recheio. Pique as azeitonas em pedacinhos. Corte os tomates em cubinhos, coloque em uma peneira e salpique sal. Deixe escorrer a água do tomate.

Montagem
3. Pegue a massa já crescida e passe para uma superfície levemente enfarinhada, sove delicadamente com as mãos até retirar as bolhas de ar, polvilhando um pouco mais de farinha. É importante não acrescentar muita farinha ou terá um pão duro. Nesse momento, não sove a massa com força, para que não grude nas mãos e peça mais farinha.

4. Divida a massa em duas partes e abra com um rolo. Divida a azeitona picada, tomate e queijo ralado em dois e incorpore cada porção à cada uma das massas. Enrole cada uma delas e coloque em uma forma grande, untada com um pouquinho de óleo ou manteiga. Com uma gilete ou navalha, faça três cortes diagonais no pão e deixe crescer dentro do forno desligado por mais 30-40 minutos.

5. Depois dos 30-40 minutos, acenda o forno a 210˚C e deixe aquecer por 7 minutos (com o pão dentro do forno). Diminua a temperatura para 180˚C e continue a assar por mais aproximadamente 40 minutos ou até que o pão esteja com uma bonita cor dourada. Deixe esfriar sobre uma grade e guarde em um recipiente bem fechado.

*Para fazer o buttermilk, aqueça levemente 100ml de leite, acrescente 1 colher (sopa) de suco de limão, misture bem e deixe descansar por 5 minutos. Utilize o buttermilk ainda morninho.

Dicas: Esse pão pode ser feito todo manualmente, caso não tenha uma batedeira apropriada ou então na MFP.
Você pode substituir o queijo do Reino por mussarela, prato, parmesão ou provolone. Mas aconselhamos a experimentar pelo menos uma vez com o Reino.

Rende: 2 pães médios.

Categories: Petiscos, Salgadinho

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Recent Recipes

Recent posts

Peru de Natal

Posted on dez - 2 - 2017

0 Comment

Gelatina de leite de...

Posted on dez - 2 - 2017

0 Comment

Mix de nuts caseiro...

Posted on out - 16 - 2017

0 Comment

Pão de Ló Salgado

Posted on out - 15 - 2017

0 Comment

Sponsors

  • Cheap reliable web hosting from WebHostingHub.com.
  • Domain name search and availability check by PCNames.com.
  • Website and logo design contests at DesignContest.com.
  • Reviews of the best cheap web hosting providers at WebHostingRating.com.